Os sinais da exaustão emocional e as consequências de tentar ser forte todo o tempo

Você sabe o que é a famosa exaustão emocional? Trata-se de um estado mental atingido depois que se sofre uma sobrecarga de esforço. Apenas o esforço físico, aquele causado naturalmente pelo trabalho, não é tudo. Na exaustão emocional se inclui tudo, os conflitos internos, as responsabilidades, as desilusões amorosas ou os estímulos cognitivos.

Este problema não aparece de imediato, como se fosse uma bomba que explodisse de uma hora para a outra. É algo que consome o individuo com o tempo, de pouco em pouco a exaustão emocional vai aparecendo até o ponto em que a pessoa não suporta mais e acaba entrando em colapso com seus sentimentos, consigo mesma.

Quando a exaustão ataca, existem muitos riscos que precisam ser avaliados, doenças crônicas, uma depressão intensa e paralisia, são exemplos. Porém, antes do colapso é possível notar alguns sinais de que algo está errado.

Confira logo abaixo alguns destes sinais:

Cansaço físico fora do comum

Se sentir cansado é normal, o corpo é constantemente exigido e após um dia de trabalho não existe coisa mais comum do que um trabalhador se sentir exausto. Porém, o cansaço demasiado e com frequência pode ser um sinal.

Insônia

Isso mesmo, pessoas que não conseguem dormir durante a noite certamente sofrem com a exaustão emocional, por mais que todos pensem o contrario, este é um dos principais sintomas e por conta dos problemas, fica mais difícil ter uma boa noite de sono.

Irritação

Ficar irritado por motivos simples e praticamente toda hora não é coisa boa. Se mostrar exausto resulta em uma personalidade mal-humorada, sensível e com a perda do autocontrole constantemente.

Falta de motivação

Todos precisam de algo que sirva como motivação, aqueles que estão à beira de um colapso agem como se fossem verdadeiros robôs, colocam em suas cabeças que tudo o que fazem na verdade só cumprem porque é uma obrigação.

Muitas dificuldades de raciocínio e de pensamento

Com tantos problemas fica difícil pensar e tomar decisões, tarefas que antes eram simples passam a tomar um tempo maior por um raciocínio lento. Este é um dos mais claros sinais da exaustão emocional.

Escrito por Redator Seguindo News

Escrevo sobre os mais diversos temas. Prezo pela parceria com os publishers. Os divulgadores que precisam de matérias específicas podem solicitar.